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December 12, 2012 / dudabk

Relatoria da 1º Reunião de Formação da ABECS-RS

Estavam presentes na 1º reunião de formação da ABECS-RS: Thiago Ingrassia (UFFS), Eduarda Bonora (Rede de Ensino de São Leopoldo), Mateus Nascimento (Unisinos) e Fellipe Madeira (UFRGS). Outros colegas se colocarão a disposição de participar da reunião, mas por outras atividades não puderam comparecer.

A reunião iniciou com o professor Thiago relatando de onde a ABECS surge e por que foi criada, bem como as dificuldades que foram colocadas desde a assembleia de fundação para que a ABECS se operacionalizasse (registro do estatuto, greve das universidades federais, e problemas de comunicação). Reafirmando a necessidade de fortalecer a regional e a rede de professores do RS, pois as URs são fundamentais para que uma associação nacional em um país continental possa funcionar. Também foi comentado sobre os mal entendidos com o seguimento estudantil e a repercussão que isso se teve a nível nacional (“que ABECS é elitista e não quer incluir o estudante”).

Após essa explicação inicial dialogamos sobre algumas situações importantes para serem discutidas ou/e começarem a ser organizadas: Concurso do Estado e entrar em contrato com os novos nomeados; Formação inicial de professores e importância dos PIBIDs, bem como uma maior troca entre os bolsistas; A situação única no Estado da cidade de São Leopoldo da Sociologia no Ensino Fundamental e a necessidade de se fazer um encontro, de preferência em alguma das escolas (Thiago lembro que houve o I Encontro Municipal de Professores de Sociologia na EMEF João Goulart em 2009); Possibilidade de se construir um informativo regional da ABECS-RS assim como uma caderno de Reflexões e Experiências dos professores;

Por fim, se conversou sobre as periodicidades das reuniões, se definiu, primeiramente, que seja trimestral, sendo a próxima marcada para março de 2013 com local a ser decidido (principalmente sobre as condições em se fazer em outra cidade que não seja Porto Alegre).
Como encaminhamentos ficou o fortalecimento dos contatos já existentes e buscar contatos ainda não mapeados – em cada CRE dos novos nomeados, na SMED-Poa os professores licenciados em Ciências Sociais das “Ciências Sócio-Históricas” e escolas particulares.

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