Skip to content
March 23, 2013 / dudabk

Relatoria da 2º reunião da ABECS-RS

Estavam presentes: Eduarda e Janine (Município e Estado São Leopoldo), Luis Fernando e Thiago Ingrassia (UFFS).

Iniciamos conversando sobre a ida no Congresso (Aracaju, 26 a 28 de abril) e a proximidade do evento com o ENESEB (Fortaleza – Corpus Christi), o que dificultará o comparecimento dos colegas no Congresso. Da UR-RS haverá a participação no Congresso da Eduarda e do Thiago.

Depois debatemos a questão da rede de São Leopoldo, iniciando pelo município: o número de professores atuando, a saída de alguns nomeados do último concurso e os contratos que existem na rede mesmo existindo aprovados do concurso de 2010, bem como as condições sociais e de trabalho das escolas.

Sobre o Estado comentamos sobre as poucas vagas ofertadas no último e nesse concurso, sendo que muitas vezes os concursados estarão atuando em outras áreas por causa da inscrição Ciências Sociais/Geografia e Ciências Sociais/História. Logo a necessidade de ser uma das nossas bandeiras, já que as vagas para Ciências Sociais/Sociologia foram 63 vagas no concurso de 2012 e 33 no atual (insuficientes a demanda).

Após, houve o reforço dos objetivos e razões de existência da regional, que é ser um espaço que congregue as questões acadêmicas e da prática dos professores; que promova a união dos profissionais envolvidos com o Ensino de CS em diferentes níveis de ensino; que estimule ações para a legitimação da disciplina, as trocas entre professores e a produção de conhecimento da área.

Assim, a UR seria um espaço de diálogo em nível mais próximo e específico no estado
(tendo em vista a dimensão do país). Sua existência é fundamental para a formação de uma rede entre pesquisadores, professores e estudantes envolvidos com o Ensino de Sociologia, fortalecendo nossa atuação. Portanto, a ABECS-RS, enquanto coletivo de educadores de Sociologia, é muito importante para avançar na reflexão e análise tanto da prática pedagógica quanto na produção de materiais e saberes para a Educação Básica.

A UR é o espaço vivo da ABECS, onde a ABECS acontece e os educadores fazem trocas e se articulam a partir de suas necessidades e angústias.

A ABECS se propoem ser um canal que possa potencializar tais horizontes, a partir da suas URs, encontros, revistas…da mesma forma que outras associações de professores de outras disciplinas já fazem. A ABECS não pretende disputar com a ABA nem a SBS e sim se somar com tais entidades para o debate da Licenciatura e Docência de/em Ciências Sociais, na escola e na universidade, tirando a invisibilidade/inferioridade que muitas vezes existe em torno da temática nos cursos de graduação e nas grades curriculares das escolas.

A ABECS fundada (após o Congresso), como instituição, facilita uma existência em materiais como cadernos e campanhas, por exemplo; e em consequência a maior visibilidade e capacidade de articular todos que se envolvem com o Ensino de Sociologia.

Dessa forma, conversamos sobre a dificuldade de conseguir fazer o mapeamento dos colegas trabalhando nas redes municipal (especialmente, Porto Alegre – Ciências Socio-Históricas) via SMED estadual pela SEDUC, pois isso denuncia a falta de professores formados na área. As formas apontadas para conseguir realizar esse mapeamento de profissionais (onde e qual formação): demanda de dados pela pesquisa do Thiago, pela lista de escola de São Leopoldo, contato mais próximo coma CRE (possibilidades por ofício); contato com o SINPRO para acessar professores da escolas privadas, enquanto entidade após fundação; cursos de ciências sociais 10 cursos – pibids, coordenações de curso e centros acadêmicos; (encaminhamento)

Outros encaminhamentos: Pensar um Colóquio para debater o Ensino de Sociologia no Estado, havendo espaço para a ABECS para o segundo semestre (horizonte para se trabalhar: outubro); Perspectiva da próxima reunião: final de junho (após congresso, depois do ENESEB e antes das férias). local a definir.

Leave a comment